A História do Legislativo Paulista ao alcance de um clique

Podem ser consultadas na nova página as relações dos deputados eleitos, dos membros das comissões legislativas e dos integrantes da Mesa Diretora de cada legislatura, desde a instalação do Conselho de Província de São Paulo (1828) até o fechamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (1937). Para todos os períodos históricos estão disponíveis os links da página do Departamento de Documentação e Informação, com a íntegra das leis de São Paulo, desde o Império. Também é possível consultar a relação das ementas de discursos parlamentares entre 1947 e 1996, com a respectiva data dos pronunciamentos e de sua publicação.

Outras novidades disponibilizadas na íntegra são os livros, revistas e o guia produzidos pelo Acervo Histórico e, marcando o início de um novo serviço, o primeiro exemplar de obra rara da nossa Biblioteca. Foi escolhida a obra “L’Enseignement Mutuel — ou Histoire de l’Introduction et de la propagation de cette méthode”. O livro data de 1818 e seus autores são identificados como “Dr. Bell” e “J. Lancaster”. A versão disponível no Acervo foi traduzida do alemão para o francês por Joseph Hamel. A obra trata do método conhecido como Lancaster, implantado no ensino público de São Paulo logo após a Independência (1821). Novos conjuntos documentais estarão acessíveis, conforme a evolução dos trabalhos de captura e catalogação.

O pesquisador continuará tendo a disposição em nosso acervo físico a série completa dos “Anais da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo” (de 1835 e 1947), os 25 mil volumes de obras da Biblioteca do Acervo, o banco de fotografias, com mais de 150 mil imagens, desde a década de 1950, e outros conjuntos, como os documentos da Comissão da Medalha dos Revolucionários de 1932, as primeiras 1000 horas de fitas de som, capturadas em meio digital, com o registro dos trabalhos de Plenário dos anos de 1963 e 1964. e o banco de dados biográficos dos deputados do Império, República Velha e Anos 1930, com mais de 1000 parlamentares, que está em elaboração.

Novidades

Medalhas da Constituição

Visões sobre 1932 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Clique aqui para visitar o site da Exposição

Exposição – Cenários

Esta exposição revela uma face pouco conhecida do interior paulista. As fotos são originais do início do século XX e constam de processos movidos por moradores de doze localidades do Estado junto à Assembleia (então Congresso Legislativo, constituído de Câmara e Senado estaduais). Os moradores pleiteavam a elevação de seus distritos a municípios, de seus municípios a comarcas, ou ainda questionavam impostos municipais.

Clique aqui para visitar o site da Exposição Cenários

Informativo

O Informativo do Acervo Histórico pretende dialogar com o público em geral e pesquisadores da área para divulgar os documentos produzidos pelo Poder Legislativo desde 1828.
Busca ainda tornar públicos os trabalhos que vêm sendo realizados na área de catalogação e produção histórica pela equipe do Acervo e de pesquisadores que se utilizaram de nossa documentação ou cujo tema de estudo foi a Assembleia Legislativa, especificamente, ou temas relacionados à História de São Paulo.

Informativos do Acervo Histórico

Base de Dados

Disponibilizamos para consulta 350.000 páginas de documentos da história de São Paulo. Do império aos Anos 30, você poderá consultar listas de deputados, comissões, mesas e documentos dos períodos!