Prudente de Moraes

Deputado Paulista – Republicano – Exposição e Livro –

Manuscritos, documentos originais, painéis fotográficos, charges e notícias que marcaram a história do Brasil do final do Império à implantação da República e registraram a passagem do notório parlamentar paulista Prudente de Moraes – primeiro presidente civil e eleito da República – na vida pública estiveram expostas na Assembléia Legislativa de São Paulo.

A Exposição “Prudente de Moraes: Deputado Paulista – Republicano”, esteve aberta ao público de 25 a 29 de outubro de 2004, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo/SP, com entrada franca. Na abertura da exposição, dia 25 às 19 horas, foi lançado o livro “Prudente de Moraes, Parlamentar da Província de São Paulo (1868 – 1889)”.

Organizada pela Divisão de Acervo Histórico do Departamento de Documentação e Informação da Assembléia Legislativa, a exposição foi resultado de pesquisa realizada nos Acervos do Museu “Prudente de Moraes” de Piracicaba, do Museu Republicano “Convenção de Itu”, do Museu da República do Rio de Janeiro, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e da Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa. Contou ainda com charges da época, de autoria de Ângelo Agostini e Pereira Netto, e o termo de posse de Prudente de Moraes como primeiro governador do Estado de São Paulo na República.

A exposição registrou a história de Prudente de Moraes, desde o nascimento em Itu, até sua saída da Presidência da República e sua morte em Piracicaba, cidade onde viveu e ocupou seu primeiro cargo público, a presidência da Câmara Municipal, de 1865 a 1868.

Dividida por períodos e em ordem cronológica, retratou sua família; formação acadêmica; atuação parlamentar – vereador e presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, deputado provincial do Estado de São Paulo e deputado geral – com ênfase em projetos e demais proposituras apresentadas na Assembléia Legislativa Provincial; sua atuação no governo de São Paulo, como senador e presidente do Congresso Nacional Constituinte e presidente da República.

Parlamentar Paulista

As 312 páginas do livro lançado na abertura da exposição, dia 25 às 19 horas – “Prudente de Moraes, Parlamentar da Província de São Paulo (1868 – 1889)” – são instrumentos para a reflexão e compreensão do importante período da história brasileira e paulista, na transição do Império para a República; da monarquia hereditária e do regime escravocrata às idéias republicanas fundadas na igualdade do cidadão.

O livro faz parte da série “Parlamentares Paulistas”, sucedendo os volumes dedicados a Eugênio Egas e Caio Prado Júnior. A série busca resgatar a memória daqueles que,por suas idéias, palavras e ações, dignificaram e engrandeceram o Brasil, São Paulo e o Parlamento Paulista.

Prudente de Moraes caracterizou-se pela defesa das idéias republicanas durante a Monarquia e pela implantação e estabilização do regime republicano, como primeiro cidadão brasileiro a ser eleito pelo voto para o mais alto cargo do país. Um perfil biográfico situa-o em seu tempo, seguindo-se um levantamento de sua produção legislativa, uma seleção dos seus principais pronunciamentos e um levantamento iconográfico que ilustra o volume.

Para solicitar o livro gratuitamente, mande uma mensagem eletrônica para acervo@al.sp.gov.br

Livro de Prudente de Moraes
Prudente de Moraes