Embora nos tenham chegado algumas fotos de data anterior, foi somente a partir de setembro de 1953, com a criação do setor de Fotomicrografia , que se passou ao registro sistemático das atividades do Legislativo Paulista. Desde então, até 1992, em um legado de 91 mil imagens que a Divisão de Acervo Histórico passou a custodiar em 1996, uma infinidade de eventos e visitantes, além do registro do seu cotidiano, foi documentada.
Com o apoio da FAPESP, este conjunto de imagens foi digitalizado e está disponível para consulta. A fim de ressaltar o seu valor, a Divisão de Acervo Histórico apresenta, nesta exposição virtual, uma seleção de imagens dos anos 1950.
Divisão de Acervo Histórico
- Curadoria Álvaro Weissheimer Carneiro
- Imagens DAH
- Digitalização,Criação e Webdesigner
- Priscila Pandolfi
1953
1954
1955
1956
1957
1958
1959
1953

Visita protocolar do Senhor Jânio Quadros, Prefeito de São Paulo, à Assembléia Legislativa, em 16 de abril.

O Presidente da Assembléia Legislativa, no período de 12 de março a 22 de outubro -Deputado Victor Maida.

O senhor Tenório Cavalcanti, Deputado Federal - DF (Rio de Janeiro), em visita à Assembléia Legislativa, durante a 147ª Sessão Ordinária, no dia 30 de outubro.
"O Senhor Presidente, só tenho a lamentar não possuir o vigor de "uma trombeta de Jericó" para fazer a minha voz sair em vôos de condor pelo espaço sideral e traduzir, com palavras, toda a emoção cívica que me vai na alma ao visitar, nesta memorável tarde, a Assembléia Legislativa do glorioso Estado de São Paulo"

Primeiras palavras do Senhor Arnon de Mello, Governador do Estado de Alagoas e pai de Fernando Collor, em visita à Assembléia Legislativa, na 2ª Sessão da Convocação Extraordinária, em 16 de dezembro.
"Senhor Presidente ...É sempre com justificado orgulho que os brasileiros de qualquer região contemplam o progresso e a grandeza de São Paulo. A esse desvanecimento patriótico, junta-se em mim, nesta oportunidade de mais uma visita à terra bandeirantes, a honra insigne de ser admitido ao convívio ilustre desta Assembléia Legislativa..."
1954

Por Ato de 6 de maio, a Mesa Diretora instituiu, para funcionar junto ao Gabinete da Presidência, o Serviço de Informações sobre Assuntos Municipais; com o objetivo de abrigar esse serviço foi inaugurada, em 1º de junho, a Sala dos Municípios.
1955

Discurso pronunciado pelo Deputado Mendonça Falcão, do PST, na 47ª Sessão Ordinária, em 24 de maio.
"Senhor Presidente..., a imprensa divulga duas notícias alarmantes ..., a outra notícia, Senhor Presidente, é a de que a Polícia do Rio de Janeiro invadiu o escritório do Deputado Federal Buzzi de Mendonça. Não é possível que a polícia invada o escritório de um deputado, porque isso vai de encontro aos próprios princípios do regime democrático..."

Deputado André Franco Montoro, Presidente da Assembléia Legislativa, de 12 de março de 1955 a 12 de março de 1956.

Discurso proferido pelo Deputado Gabriel Quadros, do PTN, médico e pai do então governador de São Paulo, Jânio Quadros, na 63ª Sessão Ordinária, em 20 de junho.
"Senhor Presidente... Estamos às voltas com novas entidades mórbidas que, pela sua complexa sintomatologia mal definida e, em se tratando de vírus filtravéis, isto é, aqueles que escapam à observação dos ultramicroscópios ... Quero me reportar a uma nova qualidade de vírus..., que se chama "janiofobia"...esse vírus ainda não foi isolado, mas já há alguns casos de contágio neste plenário."

Discurso pronunciado pelo Deputado Aurélio Campos, do PSB, radialista, jornalista, apresentador de televisão, na 155ª Sessão Ordinária, em 10 de novembro.
"Senhor Presidente..., sabidas como são as minhas ligações com o desporto, através da minha atividade profissional, há longos anos crítico desportivo... Sinto desiludir àqueles que me perguntam e que pensam que um cidadão ao entrar nesta Assembléia passa a enfeixar em suas mãos uma soma de poderes, tais que será capaz de resolver, de imediato, todos os problemas. No caso desportivo, há uma complexidade por demais conhecida, que resulta, principalmente, na legislação federal que regula o assunto, votada no tempo da nossa noite política, quando este País estava entregue a um regime ditatorial."
1956

O novo Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Ruy de Almeida Barbosa, recebe os cumprimentos de seu antecessor, Deputado André Franco Montoro, após a eleição da Mesa Diretora, em 12 de março de 1956.

O Governador Jânio Quadros entrega a Mensagem do Governo do Estado ao Deputado Rui de Almeida Barbosa, na Sessão Solene de início dos trabalhos legislativos, em 14 de março de 1956.

Ato de recebimento de compra da biblioteca, composta de 30.000 volumes, do Ministro das Relações Exteriores, Doutor José Carlos de Macedo Soares, em 19 de maio.

Com uma escultura do artista Luiz Morrone, a Assembléia Legislativa prestou uma homenagem ao Soldado Constitucionalista, nas solenidades de 23 de maio.

Reunião , em 30 de maio, da Comissão Especial constituída pelo Requerimento 129/56, para estudar o problema do menor abandonado.

Em 1º de agosto, funcionários grevistas da CMTC demitidos procuraram os senhores deputados para que intercedessem junto ao Prefeito da Capital, Senhor Wladimir de Toledo Piza, no sentido de reintegrá-los no quadro de servidores da Companhia.
1957

O Deputado Narciso Pieroni saindo da cabine de votação na eleição da Mesa Diretora, em 12 de março de 1957.

Palavras do Deputado Oswaldo Samuel Massei , na 4ª Sessão Extraordinária, de 3 de abril, quando anuncia sua renuncia, para assumir a Prefeitura de São Caetano do Sul.
”Tendo sido eleito Prefeito Municipal de São Caetano do Sul, como é do conhecimento geral,... Cumpre o dever, na oportunidade em que apresento minhas despedidas à Egrégia Mesa, aos meus nobres pares e a todos ,enfim, que mourejam nesta Casa de Leis, agradecer a atenção e a amizade com que fui distinguido nestes dois anos em que desempenhei o honroso mandato de deputado...”
1958

Visita de alunos do Instituto de Educação Caetano de Campos ao Presidente Ruy de Almeida Barbosa, em 30 de maio de 1958
1959

O Deputado Ruy de Almeida Barbosa toma posse, como Ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em 9 de janeiro, renunciando a Presidência da Assembléia Legislativa.

Visita protocolar do Governador do Estado, Professor Carvalho Pinto, a Assembléia Legislativa, em 5 de fevereiro.

O deputado Ruy de Mello Junqueira votando na eleição da Mesa para a 4ª Legislatura, em 12 de março, na qual foi eleito Presidente.

Encontro do Prefeito da Capital, Doutor Adhemar de Barros, com o Ministro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo licenciado e Deputado Estadual, Senhor Ruy de Almeida Barbosa, no dia 12 de março.

Reunião com comissão de ferroviários, em 21 de abril, que solicitou a aprovação do Projeto de Lei nº 1972/58, que reivindicava o reaparelhamento das estradas de ferro Sorocabana e Araraquara.

O Senhor Antônio Pinheiro Camargo Júnior, em 6 de maio, tomando posse como deputado estadual, em decorrência da solicitação de licença, por 12 meses, requerida pelo Deputado João Bravo Caldeira.

Manifestação de estudantes, em 10 de junho, que pleiteava, dos senhores deputados, medidas que visassem a favorecer a entrega, por parte da municipalidade, ao Estado, dos prédios dos colégios estaduais Brasilio Machado e de São Miguel Paulista, então já acabados e prontos para serem usados.











