Obra Literária

Mais de sete dezenas de volumes compõem a bibliografia de Eugenio Egas. Apenas dois títulos já atestariam sua contribuição para a historiografia paulista: “Os Municípios Paulistas” e “Galeria dos Presidentes de São Paulo”. Ensaios, discursos, estudos e biografias formam o restante de sua produção.
Político, advogado, servidor público, jornalista e historiador, Eugenio Egas foi um dos artífices na construção da memória nacional.

Eugenio Egas, em colaboração com Oscar Motta Mello, editou a reconstituição dos Anais da Assembléia Legislativa Provincial de S. Paulo do período de 1835 a 1861.
Editados de 1923 a 1930, apenas o volume referente a 1861 não foi publicado, em razão da eclosão da “Revolução de 1930” e do fechamento do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo.

Além da transcrição das atas e das principais leis de cada ano do período 1835-1860, Egas relatou, ano a ano, as atividades da Assembléia provincial paulista e os principais acontecimentos políticos.

A importância dessa obra é grande, pois se trata, até o presente, da única história publicada do legislativo paulista desse período.