Em 7 de setembro de 1864, aos 22 anos de idade, Prudente de Moraes foi eleito vereador na cidade de Constituição, tendo sido o candidato mais votado. Por isso, exerceu também o cargo de Prefeito nesta cidade, no período de 1865 a 1868. Até o ano de 1888, Prudente de Moraes elegeu-se várias vezes vereador e deputado provincial – atual deputado estadual – , cargos que podiam ser acumulados na época. A mudança do nome da cidade de Constituição para Piracicaba derivou de uma iniciativa do então vereador Prudente de Moraes, resultando em lei aprovada pela Assembléia Provincial de São Paulo, em 1877.
Divisão Administrativa

Representação da Câmara Municipal de Constituição, atual Piracicaba, contra o projeto proposto pela Câmara Municipal de Brotas, que tratava sobre os limites entre os dois referidos municípios. Documento redigido, de próprio punho, por Prudente de Moraes, então presidente da Câmara Municipal de Constituição. 5 de abril de 1866.
(DAH – ALESP)
Obras Públicas

Ofício da Câmara Municipal de Constituição pedindo verba para ser aplicada no conserto da Igreja Matriz. 2 de abril de 1866.
(DAH – ALESP)
Orçamento
Mudança do nome da cidade
Municipalização
Prestação de Contas
Posturas Municipais

Ofício da Câmara Municipal de Piracicaba remetendo o regulamento do Mercado Municipal daquela cidade. 7 de janeiro de 1888.
(DAH – ALESP)

Artigos de posturas municipais do município de Piracicaba. Essas leis tratavam de diversos aspectos da vida cotidiana da cidade, tais como a proibição aos condutores de carroça de fazer estalar seus chicotes, dentro dos limites municipais, ficando os infratores passíveis de multa (art. 11). 28 de janeiro de 1878.
(DAH – ALESP)











