Ralph Zumbano

Discurso proferido na 8ª Sessão Ordinária, em 29 de março de 1955

… na qualidade de esportista, não poderia deixar de subir à tribuna desta Assembléia para defender, até onde me for possível, os interesses e os direitos daquilo que representa atualmente o único divertimento de nossa mocidade: o esporte.

Como pudemos verificar, nos últimos jogos pan-americanos, os brasileiros apesar das dificuldades de toda ordem para se apresentarem condignamente, ainda conseguiram trazer títulos para as nossas cores. Ademar Ferreira da Silva reconquistou o recorde mundial. Luiz Inácio, um jovem de 24 anos, que tem como emprego carregar sacos na Sorocabana, sagrou-se campeão pan-americano dos pesos meio-pesados, tendo de enfrentar os melhores amadores do mundo, que são os argentinos e os norte-americanos. Pois esse jovem, eu o conheço muito bem, costuma ter como almoço um sanduíche ‘tipo salário-mínimo’, feito de pão e salsicha, em quantidade reduzida, e por sobremesa, duas bananas.

Apesar de tudo, a vontade, a valentia, o valor que caracteriza o brasileiro, e isto eu posso falar com conhecimento de causa, em se tratando de esportes, levou e levará os esportistas do Brasil a erguerem nas pugnas internacionais o bom nome do esporte amador de nossa terra…

Deputado RALPH BENEDICTO ZUMBANO, aos 29 anos, do Partido Trabalhista Nacional – PTN
Ralph Benedicto Zumbano
Ralph Benedicto Zumbano