Bernardino de Campos

Em atenção a uma representação dos habitantes do povoado de Bernardino de Campos, pertencente ao município de Santa Cruz do Rio Pardo, dirigida ao Legislativo Paulista, a Comissão de Estatística, Divisão Civil e Judiciária da Câmara dos Deputados do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo apresentou o Projeto de Lei nº 32, de 1917, que criava o Distrito de Paz de Bernardino de Campos. Aprovado pelo Poder Legislativo, o Projeto transformou-se na Lei nº 1.570, de 6 de Dezembro de 1917.

Para subsidiar o Projeto de Lei, vários documentos foram examinados pelos Parlamentares Paulistas, entre os quais estava a Planta Cadastral, feita pelo engenheiro Lars Swensson, com data de 5 de Setembro de 1916, que mostra o núcleo urbano da então povoação de Bernardino de Campos, retratando as suas edificações naquele momento.

Esta planta estava anexada a um ofício da Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, de 5 de setembro de 1916, que informava que o povoado de Bernardino de Campos possuía 98 prédios e nele habitavam aproximadamente 500 habitantes. Além disso, os vereadores confirmavam a existência de um cemitério e de um prédio adequado para o funcionamento do Juízo de Paz e, depois de fornecerem detalhes sobre as vias de comunicação existentes, manifestavam sua concordância com a criação do Distrito de Paz.

Planta Cadastral feita pelo engenheiro Lars Swensson