Em 1925, uma representação dos cidadãos do distrito de paz de Aparecida, então pertencente ao município de Guaratinguetá, feita em 1925, pedia ao Congresso Legislativo do Estado de São Paulo sua transformação em município. Embora rejeitada naquela ocasião, não demorou muito para que os parlamentares paulistas aprovassem o projeto que deu origem à Lei nº 2.312, de 17 de dezembro de 1928, que criou o município de Aparecida, com sede na do atual distrito de paz de igual nome, na comarca de Guaratinguetá.
As imagens aqui reproduzidas integram um conjunto de fotos enviadas em 1925 pelos habitantes do Distrito de Aparecida, preservadas na Divisão de Acervo Histórico. Vinham acompanhadas da seguinte legenda:
“As fotografias ao lado mostram os habitantes da rua Monte Carmelo (Aparecida) carpindo a mesma rua e fazendo a remoção do capim e lixo. Isso foi motivado pelo fato da Câmara de Guaratinguetá não mandar fazer esses serviços, não obstante o capim já estar alto e terem aparecido algumas cobras na rua.”

