A imagem aqui reproduzida, feita no início dos anos 1950, mostra a Praça Padre Miguel, em Itu.
No lado direito da Praça vemos a Igreja Nossa Senhora da Candelária, cuja primeira edificação, de 1669, erguia-se próxima ao centro da praça atual. Serviu, antes dessa, de primitiva Matriz Capelinha edificada por Domingos Fernandes.
A atual igreja Matriz foi edificada por padre João Leite Ferraz. Em 1780, sendo então vigário colado da Paróquia de Itu o padre José do Rego Castanho, foi solenemente inaugurada a Matriz de Itu. Dentre as inúmeras obras em seu interior, destacam-se as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Miguel. Na sacristia encontram-se dois quadros de Almeida Júnior “Cristo no Horto” e “Santo Elias”. Do final do século XVIII encontram-se, na pintura no forro e nas paredes laterais, obras dos pintores Silva Manso e Padre Jesuíno de Monte Carmelo. Em 1887, foi reformada sua fachada em estilo colonial.
O mais interessante desta imagem é o casario na Praça – no centro e à esquerda da foto – que não mais existe na forma registrada pelo fotógrafo da Assembléia Legislativa.
