Discurso proferido na 139ª Sessão Ordinária, em 14 de outubro de 1955
… ocorreu há poucos dias, em São Paulo, um fato auspicioso, que merece registro e o espontâneo aplauso dos representantes do povo: é que no Instituto ‘Adolfo Lutz’, por um biologista paulista [Roberto de Almeida Moura, médico do Laboratório de Vírus Neurotrópicos], foi isolado o vírus da poliomielite.
Não faz muito, esse trabalho, essa importantíssima descoberta se verificou nos Estados Unidos e o acontecimento teve, no mundo inteiro, a maior repercussão.
O que ocorreu em São Paulo, dadas as peculiaridades da incidência da paralisia infantil nos diversos países, e de uma importância, porque significa uma ampliação da vacina Salk nos nossos meios.
Foi, aliás, o esclarecimento que me proporcionou, há poucos instantes, o meu nobre amigo e colega Hilário Torloni, que é também ilustre médico.
Cabe-nos, portanto, Sr.deputados, assinalando o fato, consignar os nossos aplausos, aplausos que devem ser não apenas um estímulo, mas um agradecimento do povo de São Paulo aos virologistas do Instituto ‘Adolfo Lutz’, na expectativa de que o prosseguimento desses estudos determine a fabricação muito em breve da vacina entre nós e a redução, sendo a debelação completa da incidência desse terrível mal…
Deputado HOMERO DOMINGUES DA SILVA, aos 37 anos, da União Democrática Nacional – UDN
