Pedro Faganiello

Discurso proferido na 138ª Sessão Ordinária, em 13 de outubro de 1955

… não há mais dúvidas de que o tabelamento de preços, por parte do Governo Federal, se tornou uma arma destinada a ferir profundamente a economia do povo. Vimos que a COFAP [Comissão Federal de Abastecimento e Preços] e COAP [Comissão de Abastecimento e Preços] estaduais somente tiveram uma função prejudicial, por causa da falta de recursos de que precisavam para impedir a alta progressiva do preço das utilidades, além de exercerem uma ineficiente fiscalização.

Parece que chegou ao término a utilidade desses órgãos governamentais, os quais, embora não preenchessem com visíveis vantagens seus objetivos, tiveram uma missão de alertamento contra a excessiva ganância dos comerciantes, impondo-se presentemente sua extinção, a fim de que se dê, por este meio, também, o começo da cessação de dirigismo econômico instalado por ocasião do último grande conflito internacional e que, com sua permanência, vem conduzindo o país ao caos.

Convinha mesmo que cessassem de vez os tabelamentos, a fim de que a lei da oferta e da procura determinasse naturalmente os preços das utilidades…

Deputado PEDRO ANTONIO FANGANIELLO, aos 50 anos, do Partido Social Progressista – PSP
Pedro Antonio Fanganiello
Pedro Antonio Fanganiello