Nas eleições realizadas em 19 de janeiro de 1947, o PCB elegeu a terceira maior bancada da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Com onze membros, entre eles estava Caio Prado Júnior, que obteve 5.257 votos.
Com destacada atuação em seu mandato, onde se combinou um profundo conhecimento a respeito dos temas debatidos e da administração pública com uma incansável disposição de defesa das causas populares, Caio Prado Júnior integrou uma coesa bancada que viu sua ação ser tolhida como resultado, no campo brasileiro, da chamada “Guerra Fria”.

Com o fim do "Estado Novo", o Legislativo Paulista, fechado desde 1937, reabriu, em 14 de março de 1947, em um novo espaço: O Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro II.
DAH-ALESP

Caio Prado Júnior recebendo seu diploma de deputado estadual das mãos do desembargador Mário Guimarães.
Acervo Iconographia

Reunião, em 18 de abril de 1947, da Comissão Especial de Constituição (sentados, da esq. p/ dir.: Padre Carvalho, Sebastião Carneiro, Epaminondas Lobo, Motta Bicudo, Pinheiro Júnior, Milton Cayres de Brito, Lincoln Feliciano, Brasilio Machado, Caio Prado Júnior, Bravo Caldeira, Loureiro Junior e Osny Silveira), a quem incumbia apresentar o anteprojeto de Constituição, apreciar as emendas e organizar o texto final. Ao lado, as assinaturas dos membros da Comissão colhidas por Caio Prado Júnior no verso da foto original.
Acervo Maria Cecília Naclério Homem

Imagem da instalação da Assembleia Constituinte de São Paulo, em 14 de março de 1947, conservada nos álbuns fotográficos de Caio Prado Júnior.
Acervo Maria Cecília Naclério Homem

Imagem do plenário durante os trabalhos constituintes, quando se discutia a questão da oficialização dos cartórios - junho de 1947.
Acervo Iconographia

O diário comunista Hoje, em sua edição de 9 de julho de 1947, destacava a atuação da Bancada do PCB no processo de elaboração da Constituição Paulista, ao mesmo tempo em que buscava constituir mobilização em torno da defesa dos mandatos dos parlamentares do partido.
Arquivo do Estado

Os membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa fotografados após a eleição do seu presidente (Deputado Lincoln Feliciano - o 3º sentado da dir. p/ esq.) e do seu vice-presidente (Deputado Caio Prado Júnior - o 2º sentado da esq. p/ dir.) - 29 de Julho de 1947.
Acervo Iconographia

Tanto na Constituinte como durante os trabalhos ordinários da Assembléia Legislativa, Caio Prado Júnior teve relevante atuação na elaboração do Regimento Interno do Legislativo Paulista.
ALESP

No mesmo dia em se que noticiava o cancelamento do registro do PCB, destacava-se uma das principais lutas de Caio Prado Júnior na Constituinte: a Reforma Tributária. Acima, vê-se uma imagem da sessão de 31 de dezembro de 1947, em que foi derrubada uma proposta do Executivo de aumento de impostos, episódio no qual Caio Prado Júnior, como líder da Bancada do PCB, teve papel destacado.
Acervo Iconographia

O manuscrito de Caio Prado Júnior da Moção protestando contra o atentado sofrido pelo diário comunista Tribuna Popular.
ALESP

Os Deputados (da esq. p/ dir.) Sebastião Carneiro e Joviano Alvim (ambos do PSD) e Auro de Moura Andrade (UDN) retratados por Caio Prado Júnior, durante uma viagem feita a São Pedro, em agosto de 1947. Dessa mesma época é este retrato do presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Valentim Gentil (PSD).
Caio Prado Jr. - Acervo Danda Prado

Com a ilegalização do PCB, o Governo Dutra, dentro da lógica da "Guerra Fria", buscou a cassação dos mandatos dos parlamentares eleitos por sua legenda. Os comunistas tentaram mobilizar a sociedade para impedir este ato, mas suas ações foram duramente reprimidas. Este requerimento, de autoria de Caio Prado Júnior, trata desse quadro.
ALESP

Esta moção, manuscrita por Caio Prado Júnior e também subscrita por Mario Schenberg, em 1º de dezembro de 1947, refere-se aos incidentes ocorridos naquele dia (foto acima) defronte a Assembléia Legislativa, durante uma manifestação realizada para a entrega de abaixo-assinados contra a cassação dos mandatos dos deputados do PCB.
ALESP e Acervo Iconographia

Imagens de ato público de recolhimento de assinaturas em manifesto contra a cassação dos mandatos dos parlamentares comunistas, realizado no Viaduto do Chá. Na imagem direita vêem-se (da esq. p/ dir.) os deputados Mario Schenberg, Caio Prado Júnior, João Taibo Cadorniga e Catullo Branco(1947). Na foto esquerda, ao lado do deputado João Taibo Cadorniga, vê-se Caio Prado Júnior carregando a banca de coleta de assinaturas.
Acervo Iconographia